07/10/2019 às 10:42:00
TRANSPARÊNCIA E COMPROMISSO: CÂMARA MUNICIPAL ECONOMIZA R$170.000,00 NOS PRIMEIROS SETE MESES DE 2019

› Local: Câmara Municipal de Quintana

Na manhã da última sexta-feira (04) no gabinete do Prefeito Municipal de Quintana José Nilton dos Santos, contando também com a presença dos vereadores Renato Zanatta, Sandra Ferreira, Milton Nunes, Vanderlei Meleiro e Benedito Armindo de Lima e do vice-prefeito Adevar Colucci, o atual presidente da Câmara, Marcelo Lisboa realizou a entrega de um cheque no valor de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais) ao Executivo Municipal referente as economias geradas pela Câmara nos primeiros sete meses de 2019.

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é dever dos presidentes de câmara devolver ao Executivo os valores remanescentes e não utilizados dos repasses dos duodécimos que, em resumo, são repasses obrigatórios e constituem os recursos públicos que o Poder Legislativo utiliza para administrar suas finanças próprias. Nesse sentido, esses valores residuais são frutos da boa administração da Casa, das economias geradas nas despesas da instituição, nos contratos vigentes e em todas as atividades em geral.

Desta vez, numa iniciativa inovadora do presidente da Casa, foi realizada uma enquete nas redes sociais da câmara com o propósito de conhecer a opinião da população da cidade e coletar sugestões e ideias de investimento dessa quantia junto ao executivo. Na referida enquete, o Executivo pode verificar que a maioria da população votou pela possibilidade de aquisição de um aparelho de raio-X e ultrassonografia para a saúde do município, além de votações expressivas sugerindo que fossem zeradas as filas de exames de imagem, a aquisição de um ônibus exclusivo para a educação e a implementação de prontuário eletrônico; sugestões estas que foram apresentadas ao prefeito na ocasião da entrega do cheque. Cabe ressaltar que a câmara municipal, ao fazer a devolução do saldo remanescente do duodécimo, não pode definir como esse dinheiro será aplicado, mas pode encaminhar sugestões ao Executivo, com a finalidade de propor novas ideias, assim como levar ao prefeito os anseios mais urgentes da população, para que ele, então, possa decidir onde esses valores seriam melhor aproveitados.

“Gostaria de agradecer a todos os vereadores e funcionários da câmara que colaboraram diretamente para que esse valor pudesse ter sido economizado nesses poucos meses, estamos muito contentes com o desenvolvimento dos trabalhos e, agora, confiamos que o prefeito Nilton Silvério irá analisar a viabilidade das sugestões que foram apresentadas pela população e, com certeza, irá aplicar o dinheiro onde for melhor para a nossa cidade” pontuou o Presidente Marcelo Lisboa.

© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia