12 MAR 2020
NOTÍCIAS GERAIS
EMENDA NA CÂMARA QUER SALÁRIO MÍNIMO PARA OS VEREADORES DE QUINTANA

Os vereadores Benedito Armindo de Lima, Milton Batista Nunes, Renato Zanatta Polo, Sandra Regina Ferreira e Vanderlei Meleiro, apresentaram nesta quinta-feira (12/03) a Emenda Modificativa nº 02/2020 com o propósito de diminuir ainda mais os valores pagos aos vereadores e ao presidente da câmara para a próxima legislatura do município de Quintana.

Atualmente, o projeto de fixação destes subsídios encontra-se em tramitação pela Câmara e já foi originalmente proposto com uma considerável redução dos salários pela mesa diretora, porém os vereadores que subscreveram a referida emenda julgaram necessário reduzir ainda mais os valores pagos aos cargos políticos da Casa de Leis.

Caso seja aprovada em plenário na próxima sessão ordinária, agendada para a segunda-feira (16/03) às 20:00hs, o valor que passaria a ser pago aos vereadores a partir de 01/01/2021 seria o de R$ 1.045,00, correspondente ao promulgado para o salário mínimo pelo presidente Jair Messias Bolsonaro através da Medida Provisória nº 919/2020. O salário do Presidente da Câmara passaria a ser de R$ 1.500,00, conforme exemplifica tabela abaixo:

Cargo Eletivo

Valor Atualmente pago (2017-2020)

Valor proposto pelo Projeto da Mesa

Valor proposto pela Emenda nº 02/2020

VEREADOR

R$ 2.200,00

R$ 1.200,00

R$ 1.045,00

R$ 3.225,00

R$ 1.600,00

R$ 1.500,00

“Hoje, quem ocupa cargo público precisa dar o exemplo, pois, se não houver um sacrifício por parte da classe política não há como cobrar os munícipes e servidores quanto a economia dos gastos públicos; o país ainda atravessa uma crise econômica que tem diminuído a arrecadação dos municípios a cada ano, sendo necessário que a administração pública seja cada vez mais consciente e cautelosa no uso do seu orçamento [...] O que a gente observa é que as pessoas entram na classe política pelo salário, pensando que ‘estar vereador’ é emprego. Tanto não é emprego que o vereador não é assalariado, ele é subsidiado” – declarou o vereador Milton Batista Nunes, um dos autores da emenda.

Local: Câmara Municipal de Quintana