12 MAR 2019
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Vereadores participam de audiência para discutir a quantidade de pedágios do Lote Piracicaba-Panorama

Na última segunda-feira (11), o presidente da Câmara Municipal de Quintana, acompanhado pelos vereadores Renato Zanatta Polo, Sandra Regina Ferreira e Vanderlei Meleiro, estiveram na no auditório da DER (Departamento de Estradas e Rodagem) em Bauru, para participar da audiência pública nº 02/2019 que se propôs a discutir o projeto do lote de concessão Piracicaba-Panorama que visa a construção de benfeitorias por diversas rodovias do estado, além da criação de determinadas praças de pedágio.

Tal projeto não agradou a população da região, afinal, a construção de praças de pedágios em rodovias que conectam grandes cidades que são polos referenciais de saúde, emprego, comércio, educação e entretenimento para todas as cidades pequenas que as circundam, acabam por prejudicar diversos moradores que se dirigem diariamente até esses polos para fins de trabalho, consulta médica especializada e acesso ao ensino superior, por exemplo. Por esta razão, a instalação de praças de pedágio irá trazer inúmeros transtornos e prejuízos financeiros para os moradores locais, podendo impactar os índices de empregabilidade, além de encarecer ainda mais o orçamento das famílias, comprometendo, assim, o crescimento econômico, social e cultural da região.

Participando do sentimento comum de indignação provocado pelo anúncio do lote, os vereadores da Câmara Municipal de Quintana junto com o prefeito Nilton Silvério e o vice-prefeito Adevar Colucci, se fizeram presentes em uma das audiências organizadas pela ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) na expectativa de levar até as autoridades do órgão as reclamações de toda a comunidade de Quintana, buscando discutir o atual texto e propor novas alternativas. Além desta motivação inicial, foi elaborado pelo Executivo Municipal um projeto com diversas melhorias para a SP-294 nos trechos próximos a cidade de Quintana, com vistas a resolver fragilidades de segurança e infraestrutura da via, além de evitar que erosões do asfalto, tal como acontecido recentemente, não voltem a ocorrer.

Segundo o presidente Marcelo Francisco Sobreiro Lisboa “a participação na audiência foi muito importante para conhecer melhor as especificidades do projeto e conhecer os trechos específicos de instalação das praças de pedágio, bem como os prazos para as melhorias, no entanto, ficou claro que apenas com uma massiva manifestação popular será possível contrariar a quantidade de pedágios”.